top of page
  • Foto do escritorStudio Paraizo

Veja como fazer uma promoção de vendas arrasadora na sua loja de roupas

Você sabe como fazer uma boa promoção de vendas para a sua loja? De tempos em tempos é importante promover esse tipo de ação, já que ela ajuda a tornar a marca mais conhecida, conseguir novos clientes e, até mesmo, desencalhar as peças paradas no estoque.

O momento ideal para investir nessa estratégia é bem relativo, porque é preciso considerar diversos fatores para implementá-la, como as datas comemorativas, que são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Por esse motivo, apresentamos neste post algumas dicas de como fazer boas promoções. Confira!


Defina o tipo de promoção

Antes de qualquer decisão, é preciso definir o tipo de promoção que você deseja realizar. Fazer somente por fazer ou porque todas as outras lojas estão fazendo é um erro bastante comum que, além de não levar a lugar nenhum, pode ter resultados bem abaixo do esperado.


Para escolher o melhor tipo de promoção, separe um tempo para responder a algumas perguntas. Anote em um papel ou bloco de notas do celular os motivos pelos quais deseja investir nessa ação. Alguns exemplos são:


  1. atrair novos clientes;

  2. ganhar publicidade;

  3. lançar uma nova coleção;

  4. alavancar a venda de produtos que estão parados no estoque.

Determine a duração da campanha

Determinar a duração da estratégia é tão importante quanto saber que tipo de promoção será feita. Para que possa ser considerada como tal, ela precisa ter um prazo de início e fim. Se uma campanha começa a se estender demais, o senso de valor e urgência pode se perder, além de surgir a sensação de que a ação foi falsa.


Por esse motivo, é preciso fixar um prazo e cumpri-lo, mesmo se as vendas estiverem muito altas. Isso pode contribuir, até mesmo, para as chamadas compras por impulso, já que na próxima promoção os clientes fidelizados comprarão com um senso de urgência, pois saberão que o período promocional é realmente curto.


Escolha os produtos que farão parte da promoção

Ao planejar a promoção de vendas na sua loja, é necessário pensar em quais produtos farão parte dela. Mas, antes disso, você precisa definir o público-alvo da campanha e, então, selecionar as peças que terão desconto.


Para escolher os melhores produtos, uma boa dica é ficar de olho no calendário do varejo. É mais interessante fazer uma promoção voltada para as mulheres em datas próximas ao Dia das Mães ou Dia dos Namorados, por exemplo. Se o público-alvo for o infantil, a promoção pode ser feita no Dia das Crianças ou mais perto do Natal. Com essa parte definida, será muito mais fácil selecionar as peças da campanha.


Capriche na divulgação

Por último, é preciso realizar uma boa divulgação para atingir o público-alvo e fazer com que os clientes descubram a campanha. É claro que o sucesso da promoção dependerá muito da combinação de todos os fatores citados acima, mas, se as estratégias forem combinadas com uma boa propaganda, a probabilidade de sucesso será muito mais alta.


Para isso, é preciso estabelecer a forma como o público descobrirá a sua promoção. Depois, é necessário definir a verba disponível para cada um dos canais — tráfego pago nas redes sociais, parceria com influenciadores, panfletos etc. — e investi-la da maneira mais inteligente possível.



Mensure os resultados

Depois que a promoção terminar, é preciso medir os resultados para descobrir se o saldo foi positivo ou negativo. Para isso, você pode fazer uma análise de vendas avaliando cada produto que incluiu na campanha ou o ticket médio de vendas — que é obtido pela divisão do faturamento geral pelo total de vendas realizadas — e chegar à conclusão a partir disso.


Analisar a promoção dessa forma permite descobrir se ela foi um sucesso ou não e se será preciso readequar suas coleções, melhorar alguma parte do processo ou, até mesmo, a exposição dos produtos. Com os resultados em mãos e os ajustes necessários, todas as suas promoções futuras serão um sucesso.


Viu só como não é tão difícil pensar nas melhores estratégias para uma promoção de vendas? Ao considerar todas essas dicas, temos certeza de que a sua campanha será muito bem-sucedida independentemente da época do ano escolhida!


Gostou do assunto deste post? Então, aproveite e conheça quatro dicas incríveis para arrasar no lançamento da sua coleção!

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page