top of page
  • ronierigomes

Mix de coleção de moda: como acertar na escolha de temas e estampas

Precisa criar um mix de coleção de moda, mas não sabe muito bem por onde começar? A princípio, é preciso entender muito bem esse conceito para que seja possível alcançar bons resultados ao mesmo tempo em que o conceito da marca se mantém intacto.


Para isso, escolher corretamente as estampas e os temas para as criações é o primeiro passo e essa tarefa precisa ser feita corretamente. Neste post, nós traremos algumas dicas de como é possível fazer isso de forma descomplicada e sem erros. Confira!







Saiba o que levar em conta ao definir o tema da coleção

Como ponto de partida, é preciso que o tema da coleção seja definido para que todas as outras etapas sejam concluídas com sucesso. Confira, a seguir, um pequeno passo a passo do que fazer para conseguir realizar essa tarefa.



Esteja por dentro das tendências

Para criar um bom mix de coleção de moda, é imprescindível fazer muita pesquisa. Para começar, é recomendado conhecer todas as tendências desse mercado. Para isso, tome nota sobre quais serão os tecidos mais utilizados, as cores das estações, acessórios, aviamentos, materiais, estampas e qualquer outro tópico que considerar pertinente.



Defina os elementos

Depois da pesquisa, é preciso ter em mente quais elementos farão parte da composição das suas peças. São eles que darão o tom da coleção como um todo e, por esse motivo, essa parte do processo precisa ser bem pensada.


Aqui, é preciso ser bastante detalhista e pensar nas etiquetas, zíperes e até nas linhas que farão as costuras. Os itens decorativos, como botões e franjas — se fizerem parte das peças — também precisam de uma atenção especial.



Busque inspiração

Um dos passos mais importantes — e divertidos, diga-se de passagem — na criação de uma coleção é montar um painel de inspirações. Nele, podem ser reunidas várias imagens que traduzam o tema escolhido por meio de recortes, fotos e gravuras. Temos um painel no Pinterest com diversas referências para construção de moodboards para te ajudar. No fim, esses elementos virarão a fonte de associações na hora de buscar ideias para a criação de estampas exclusivas, além das modelagens e detalhes para cada uma das peças.



Conheça bem seu público-alvo

Ao trabalhar a criação de um novo mix de coleção de moda, é essencial conhecer o público-alvo. Conhecer os hábitos de consumo dos clientes e fazer um paralelo com a realidade do mercado ajudará no processo de inspiração citado acima. Com esses dados em mãos, já é possível começar o planejamento de todas as etapas do processo, assim como a escolha dos materiais e da cartela de cores utilizada.



Coordene corretamente o mix de estampas

Uma das maiores tendências da moda atual é coordenar estampas. Essa escolha ousada é utilizada, principalmente, para aqueles que desejam traduzir sua personalidade por meio da roupa. No começo, as padronagens eram combinadas em peças diferentes do vestuário, porém, com o passar do tempo, essa mistura começou a aparecer frequentemente em uma única peça.


Para não errar na hora de fazer o mix de estampas, uma boa dica é combinar padronagens que contem com uma cor predominante em comum ou que sejam mais neutras. Combinações-chave que combinam muito bem são poás e animal print, floral ou animal print e listras, e estampas preto e branco com coloridas. Para começar, você pode se basear em uma dessas!



Use o contraste de cores para favorecer as combinações

Para começar a utilizar as cores de forma certeira em seu mix de coleção de moda, antes é preciso entender o círculo cromático e entender como ele funciona. Composto por 12 cores diferentes, ele se divide em três categorias: cores primárias (azul, vermelho e amarelo), secundárias (resultado da combinação das primárias) e terciárias (feitas com a mistura das primárias com as secundárias).


Fazer um contraste de cores nas combinações é simplesmente utilizar cores que estão em lados completamente opostos no círculo. Por serem contrárias, elas provocam mais energia e dão uma ousadia instantânea ao look. Por estarem distantes, sempre possuem temperaturas diferentes — uma sempre será fria e a outra quente — e essa combinação permite brincar com todas as possibilidades.


Também é possível montar combinações com três cores, as chamadas tríades. Para criá-las, é só juntar tons que estejam igualmente distantes no círculo cromático, como o verde, roxo e laranja. A princípio, pode parecer muito arriscado, mas o resultado é bastante harmônico justamente pela distância exata das cores. Esse tipo de produção é conhecido como color blocking.







Mantenha e valorize o conceito da marca

Uma dica simples — porém bastante importante — para garantir a criação de um mix de coleção de moda de sucesso é manter o conceito. O que isso significa afinal? Simples! De uma forma bem básica, é não utilizar estampas que não façam parte da essência da marca, do que você pretende traduzir ao mercado e do impacto que espera causar nos consumidores.


Para simplificar ainda mais o entendimento, vamos a um exemplo. Caso a sua marca seja descolada e moderna, pode apostar em um mix de estampas mais chamativo, listras coloridas, grafismos mais exagerados e étnicos. Já se tiver uma pegada mais leve, opte por versões mais neutras e minimalistas.


É importante valorizar o conceito da marca por um simples motivo: as pessoas expressam sua personalidade por meio das roupas. Se um cliente adquire suas peças, é um sinal de que ele se identifica com as suas coleções e que se sente confortável ao utilizar suas criações. Caso haja uma mudança muito brusca de uma coleção para outra, esses clientes não se identificarão mais com o que sua loja cria e suas vendas, no mínimo, cairão.


Por este motivo, dedique um tempo a mais para elaborar todo o conceito das novas coleções juntamente com o que já foi criado para a marca no geral. Dessa forma, os consumidores se sentirão representados por suas peças e o seu negócio continuará faturando.


Como você pôde perceber, a criação de um mix de coleção de moda pode parecer trabalhosa e difícil a princípio, mas com um bom planejamento é possível e se torna descomplicada. É de extrema importância utilizar temas e estampas muito bem elaboradas e com boa qualidade para que, assim, seja possível garantir o sucesso das criações.


Gostou do assunto? Quer consumir mais conteúdo como este? Então nos siga nas redes sociais e receba todos os nossos posts diretamente em seu feed de notícias. Estamos no Pinterest, no Linkedin e no Instagram. -


46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page