top of page
  • Foto do escritorStudio Paraizo

6 dicas incríveis para usar o Instagram da loja de roupas e ter sucesso

Você, que é dona de uma marca de roupas, já parou para pensar na importância da utilização do Instagram da loja? Muitas empreendedoras não dão a devida atenção para essa rede social e deixam de explorar os inúmeros recursos disponíveis nessa ferramenta.

Na verdade, o Instagram é essencial para as lojas de roupas, podendo, inclusive, fazer toda a diferença nas vendas. Isso porque o aplicativo tem um ótimo alcance, é altamente visual e ainda ajuda na divulgação da loja de uma forma muito ampla, que extrapola as fronteiras geográficas.


Pensando nisso, vamos listar 6 dicas incríveis de como usar o Instagram da melhor forma para a divulgação da sua marca. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!


1. Tenha uma boa descrição

Embora o Instagram seja uma rede social muito voltada para a imagem, não é por isso que você deve se descuidar da descrição que faz na legenda das fotos.


Na realidade, o Instagram pode ser muito útil para aumentar as vendas das lojas de roupas, despertando o desejo dos usuários da rede e alcançando locais que vão muito além dos limites físicos do estabelecimento. Em resumo, isso significa que, trabalhando bem com essa ferramenta, é possível vender em todo o Brasil.


Por isso, vale a pena investir na descrição das postagens, procurando explicar cada detalhe da roupa e, ao mesmo tempo, instigar a vontade dos usuários da rede com o objetivo de que comprem as peças de roupas que forem postadas.


2. Capriche nas fotos das roupas

Se existe uma verdade incontestável quando o assunto é Instagram é que boas fotos atraem mais seguidores e curtidas e tornam o seu canal muito mais relevante e procurado.


Para ajudarmos nessa tarefa, sugerimos que você se prepare bastante e com antecedência para o dia do ensaio fotográfico. Além disso, recomendamos que procure ter bastante atenção com as seguintes questões:


  • localização escolhida para a sessão de fotos;

  • perfil das modelos e conexão entre elas e o tema da coleção;

  • escolha das peças que serão fotografadas no dia;

  • determinação de quem vai vestir qual peça a fim de ressaltar as características pessoais de cada modelo e o que há de melhor nas suas roupas;

  • adereços de cena e acessórios que serão usados para contextualizar o ensaio;

  • maquiagem que se conecte com a coleção.

E nunca se esqueça de que o seu feed no Instagram equivale a uma vitrine de uma loja física, portanto, o mesmo cuidado que você dedica a esse elemento da sua loja precisa ser dedicado à sua página online nessa rede social.


3. Use o Reels com frequência

O Reels é um que está fazendo muito sucesso na rede social e atraindo muito a atenção dos usuários. Logo, quem tem uma marca de roupas não pode ficar para trás!


É preciso que você se familiarize com essa ferramenta o quanto antes e saiba tirar partido dela para criar ainda mais conexão e engajamento no Instagram da loja.


Para isso, o que você precisa saber é que ele surgiu para fazer frente ao TikTok e ao seu sucesso avassalador ao redor do mundo. Logo, o seu modo de operação é bastante similar e tem por objetivo a criação de vídeos criativos e de curta duração.


O Reels exige agilidade, já que os vídeos têm o tempo máximo de 15 segundos. Por isso, é preciso montar um script inteligente por meio do qual seja possível chamar a atenção de uma forma interessante e original nesse curto período.





4. Utilize estrategicamente o IGTV

Já o IGTV permite a elaboração de vídeos mais longos, com duração de até 1 hora. Desse modo, ao usá-lo, será possível elaborar um conteúdo mais extenso com mais informações e com mais tranquilidade.


Então, encare o IGTV como uma oportunidade de produzir um material de extrema qualidade que possa não apenas impressionar os seus seguidores, mas resolver algumas de suas dores, necessidades e desejos.


Experimente, por exemplo, convidar uma consultora de imagem para dar dicas sobre moda e tirar algumas dúvidas que surgem no dia a dia da loja. Ou faça melhor e abra um espaço para perguntas nos Stories e avise qual o dia em que o vídeo com as respostas será postado.


Esse tipo de ação costuma agradar bastante ao seu público, além de contribuir para o aumento da credibilidade da sua marca, que passa a ser encarada como uma prestadora de serviços para a sua comunidade na Internet.


5. Saiba o que postar nos Stories

E, como já mencionamos algumas informações sobre os Stories, vamos continuar falando desse importante recurso. Essa área do Instagram é uma ferramenta e tanto para quem deseja se destacar na rede, então, não perca essa oportunidade.


Explore ao máximo o uso dos Stories, mostrando assuntos mais dinâmicos e corriqueiros da rotina da loja. A seguir, vamos listar algumas sugestões do que postar nessa aba. Veja:

  • mostre os bastidores da loja, o que inclui: atendimentos, reuniões, montagem de vitrine, ensaios fotográficos etc.;

  • poste as opiniões dos clientes, os elogios e as sugestões;

  • use as enquetes para interagir com o seu público e conhecê-lo melhor;

  • vá além do trivial e mostre o processo de produção das estampas, a escolha das cartelas de cores e as costureiras em ação.


6. Faça postagens todos os dias

Sabe aquela máxima de que quem não é visto não é lembrado? Pois bem, ela se aplica perfeitamente ao universo virtual das redes sociais. No Instagram, por exemplo, toda vez que você faz uma nova postagem no feed, a sua imagem aparece para os seus seguidores.


O mesmo procedimento se aplica às postagens nos Stories, já que, a cada novo post, o seu ícone volta para a frente na “fila” de Stories e fica piscando para indicar que existe alguma novidade fresquinha ali.


Portanto, comece a acompanhar os seus indicadores no Instagram para negócios e, a partir desse estudo, eleja os melhores dias e horários para fazer as suas postagens. Procure manter a frequência e aproveite para interagir com os seus clientes em potencial, tanto nos comentários quanto no Direct.


Vale destacar que, para que o Instagram da loja seja explorado da melhor maneira e contribua, de fato, para o aumento das vendas, é necessário elaborar um planejamento estratégico de postagens, tanto no feed quanto nos Stories, no Reels e no IGTV.


Para isso, monte um calendário, organize as postagens com antecedência e se programe para fazê-las no dia e na hora planejados. Existem alguns softwares que podem ajudar nessa programação, e um deles é Gerenciador de negócios do Facebook, por meio do qual é possível organizar postagens com antecedência, agendar o horário delas e ainda acompanhar as principais métricas.


Como vimos, o Instagram da loja pode e deve ser usado como mais uma ferramenta para que a sua marca de roupas se destaque no concorrido mercado da moda, portanto, lance mão de todos os recursos e arrase!


E aí, gostou das nossas 6 dicas incríveis para você aprender a usar o Instagram da loja de roupas e ter muito sucesso na sua marca? Então, continue a visita ao blog e descubra como fazer uma promoção de vendas arrasadoras!















12 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page